O Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, organização não governamental com larga experiência na realização de eventos temáticos no Brasil e no exterior, promoveu nas cidades do Recife (2005 e 2006), Fortaleza (2008), São Paulo (2009), Belo Horizonte (2010), Curitiba (2011), Salvador (2007 e 2013), Rio de Janeiro (2014), Natal (2015) e Brasília (2017), as edições anteriores do Seminário Nacional “Ouvidores & Ouvidorias”, contando com uma participação de Ouvidores, Gestores Públicos, Empresários e Profissionais Liberais dos mais diversos locais do país. Também promoveu três Seminários Internacionais “Ouvidores & Ombudsman”, no Canadá (2007); em São Paulo (2009) e Belo Horizonte (2010).

O atual momento econômico, social e político brasileiro tem estimulado o exercício da cidadania e a luta pela defesa de direitos individuais e difusos, a partir, especialmente, das mobilizações e manifestações de rua. É nesse cenário que as Ouvidorias se apresentam como um espaço ideal, uma importante instância para a participação da sociedade, quer seja no controle social das administrações, no combate à corrupção, no questionamento da ação política dos seus representantes no parlamento ou na formulação de propostas de políticas públicas e defesa dos seus direitos.

Atento à importância desse momento, o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará no Brasil, na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2018, o 12º Seminário Nacional "Ouvidores & Ouvidorias" e o 4º Seminário Internacional Ouvidores, Defensores del Pueblo & Ombudsman, com o tema “Diálogos com Ouvidorias, Defensorias del Pueblo e Ombudsman”.

A programação contemplará palestras, debates e relatos de experiências nacionais e internacionais que abordarão os interesses e as relações entre a sociedade e as Ouvidorias das áreas pública e privada.