APRESENTACÃO

O 13º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE” com o tema Formação Docente para uma Educação Integral Humanista tem como perspectiva a qualificação técnico-pedagógica dos profissionais da educação, na medida em que oportuniza ambientes de reflexão e ressignificação de suas práticas e vivências educativas.

A formação docente assume um papel fundamental no desenvolvimento e na apropriação de saberes essenciais para o exercício de novas práticas pedagógicas, como também no desenvolvimento profissional dos professores.

PROGRIDE O QUE SIGNIFICA?


O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e conhecimentos gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.