PROGRIDE, O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à quali­ficação profi­ssional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profi­ssional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profi­ssional dentro de um conceito que articula competência e quali­ficação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e conhecimentos gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profi­ssionais envolvidos em seus processos.

Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho recon­figuradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualifi­cação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos especí­ficos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profi­ssional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualifi­cação profi­ssional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

Apresentação

O 16º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR, destinado a gestores escolares, bem como demais profi­ssionais da educação interessados na temática, trata-se de um importante espaço de diálogo e debates em torno da problemática que envolve as questões da gestão escolar, tendo em vista seus desa­fios, suas implicações e suas possibilidades de superação em busca de uma educação de qualidade para todos.

Ao mesmo tempo tem como perspectiva a qualifi­cação técnico-pedagógica do público participante, na medida em que oportuniza ambientes de reflexão e ressignifi­cação de suas práticas e vivências educativas. A temática abordada contribui na construção de diálogos cerca da qualidade da educação, dos processos de gestão educacional e das questões interculturais da relação escola e sociedade.